União Europeia ameaça Apple e outros com legislação pesada

Depois de uma iniciativa falhada em 2009, a União Europeia ameaça agora com legislação dura.

união europeia ameaça Apple

A União Europeia está a ameaçar a Apple e outros empresas com medidos duras caso não adotem uma única norma para a porta de carregamento dos seus Smartphones.

O compromisso foi estabelecido em 2009, quando a Apple e outras 14 marcas assinaram um protocolo que visava uniformizar o conector de carregamento existente nos Smartphones. A ideia seria adotar o MicroUSB como a porta “standard” a ser utilizada por todas as marcas que pretendiam vender os seus Smartphones no espaço Europeu.

A data limite para a implementação da medida foi até 2011. No entanto, a medida acabou por expirar e, em 2012, a Apple substituiu o velho conector de 30 pinos pela porta Lightning em todos os seus dispositivos iOS.

A Reuters reporta agora que a União Europeia está a considerar as suas opções e a possibilidade pode mesmo passar por “obrigar” as marcas a adotar essa norma única.

Apesar de um acordo não ter sido alcançado, o USB-C parece ter convencido a Apple, e rumores já circulam que indicam que a marca de Cupertino vai mesmo substituir o connector Lighting por uma porta USB-C.

O rumor tem sustentabilidade já que a Apple adotou o sistema nos MacBooks e harmonizar a norma agora nos dispositivos móveis parece ser o próximo passo lógico a tomar.

Convém referir, que a Apple é a única marca que ainda não adotou voluntariamente a norma USB-C, uma coisa que não se pode dizer dos dispositivos a correr Android.

Junta-te à nossa comunidade no Facebook Apple Fans Portugal. Aqui pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Acompanha-nos também nas redes sociais FacebookInstagram e no nosso Youtube.

Comentários