Nunca testas a velocidade da internet? Saiba porque o deves fazer

Author

Categoria

Partilhar

- Publicidade -

Não há nada mais gratificante do que dizer aos teus amigos e familiares que a tua net é super rápida, mas ainda há muitos utilizadores que não testam com regularidades a velocidade da internet.

Se não estás a testar a velocidade da internet na tua casa com regularidade então podes nem saber que estas com um problema, e muitas vezes só dás por isso quando nem um vídeo no Youtube consegues abrir.

É improvável que sintas a diferença entre os 150 Mbps ou os 80Mbps quando estás a navegar na internet ou até a ver vídeos no Youtube, desde que os mesmos estejam a correr a 1080p. Mas se contrataste um serviço de 200 Mbps a uma das operadores, é importante que verifiques com regularidade se o serviço contratado é o que realmente esta a chegar à tua casa ou empresa.

Testar a velocidade da internet não é uma tarefa demorada

Testar a velocidade da tua internet não é um bicho de sete cabeças e o processo até é bastante simples. Há, no entanto, alguns pontos importantes a considerar para te certificares que o estas a fazer corretamente.

Nem todos os equipamentos dispõem de Wireless que permite explorar a totalidade da largura de banda, sobretudo nos tempos que correm onde as velocidades contratadas já são extremamente decentes. Podes fazê-lo com um dispositivo recente, como uma das versões mais recentes do iPhone ou iPad.

O cenário ideal é fazeres os testes com um computador fixo ou um portátil ligando-o ao teu router através de um cabo de rede. Isto porque a porta de rede de um computador recente é em maior parte dos casos Gigabit, e suporta ligações até 1000 Mbps.

O que é que está a causar lentidão na minha ligação?

O objetivo de correres com regularmente estes testes, é o de detetares problemas e manteres a tua ligação sempre o mais estávevel. Se estiveres a pagar por uma ligação de 100 Mbps mas a correr um dispositivo que utiliza uma ligação como a norma -n, então é importante perceber que nunca serás capaz de atingir as velocidades que contrataste à tua operadora.

Se tiveres conectado com um cabo de rede mas atinges apenas os 80 Mbps depois de fazeres múltiplos testes então a tua operadora pode estar sobrecarregada na tua zona ou a sofrer um momento de congestão. No caso dos computadores, a lentidão no serviço de internet pode até ser indicativo de problemas maiores, como seres vítima de um hack e alguém se estar a aproveitar dos teus recursos.

O que fazer com todos os teus dados de testes

Verificações regulares da tua rede podem-te dar a confiança de que estas na máxima velocidade possível, ou até

Se já realizou os seus testes e a tua velocidade de download é aproximadamente a mesma do plano do seu operador, anote os dados dos seus testes. De seguida, testa a tua rede da mesma forma uma vez por semana. Se de repente notar uma queda abrupta na velocidade, você pode executar um pouco de solução de problemas rápida:

  • Está a ver as mesmas velocidades ao testar com dispositivos diferentes?
  • Está a ver as mesmas velocidades lentas ao longo do dia? Ou é apenas em algumas horas do dia?
  • Se você tiver um router e um modem em separado, tente definir um, testar novamente e, em seguida, definir o outro e testar novamente. Melhorou?
  • Se o seu provedor estiver a faltar à promessa, dá-lhes na cabeça e descubre o que é que eles podem fazer para fornecer o desempenho que contratou. E se todos esses sinais indicarem que o problema está do seu lado, a divertida tarefa de a solucionar  é sua. Pode ter que substituir o seu modem ou o seu router. Talvez novos pontos de acesso sem fio na sua casa causem interferência. Talvez uma atualização recente de driver para sua placa wireless tenha feito alguma coisa que não deva. E até o seu cabo de rede deve ser testado pois pode ter problemas.

Embora a solução do problemas não seja a coisa mais divertida de fazer, pelo menos saberá que tem um problema, já que poucos prestam atenção à velocidade da sua ligação à Internet, desde que tudo pareça rápido o suficiente. Ao verificar as velocidades da sua rede regularmente, saberá se está ter o melhor desempenho.

Para terminar, deixamos uma referência de uma página onde podes testar a velocidade da internet, mas o Speedtest da Ookla é possivelmente um dos mais conhecidos.

Junta-te à nossa comunidade no Facebook Apple Fans Portugal. Aqui pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Acompanha-nos também nas redes sociais FacebookInstagram e no nosso Youtube.

- Publicidade -