Rumor: iPhones de 2019 vão ter porta USB-C

A Apple usa o seu sistema proprietário desde 2007, mas tudo poderá mudar em breve.

iPhones de 2019

É esperado que a Apple faça a transição para uma porta USB-C nos iPhones de 2019. Isto significa que os clientes da marca de Cupertino vão ser capazes de aproveitar todas as vantagens que esta norma oferece.

Para quem segue a Apple, é interessante ver a marca largar o seu conector Lightning a favor de uma norma universal. Recordamos que o conector de 30 Pinos foi introduzido em 2007, tenho vindo a ser substituído em 2012 pelo conector Lightning.

A passagem para o conector Lightning marcou o início da era “Dongles” da Apple já que o acessório que permitia converter de 30 Pinos para Lightning tinha um custo de 29 euros. A substituição por uma norma mais “amigável” é uma alteração para todos os efeitos bem vinda.

O USB-C é já uma norma na industria, e a transição pode também ser justificada pela tentativa de “harmonizar” as diversas plataformas, ou seja iOS e Mac. Os computadores Mac da Apple já dispõem de portas USB-C e favorecer a norma nos dispositivos iOS faz assim todo o sentido.

Outro ponto que parece ter peso e o fato do carregamento sem fios ter cada vez maior presença, a importância (ou teimosia) de ter tecnologia proprietária torna-se assim secundária face à nova realidade. A Apple terá assim a mesma capacidade, pois poderá focar no seu Tapete AirPower e na venda de outros acessórios de carregamento sem fios da marca.

Adicionalmente, tudo indica que todos os modelos de iPhone de 2018 da Apple vão incluir um novo carregador USB-C de 18W para que os seus clientes possam carregar a toda a velocidade sem ter de adquirir acessórios adicionais. O novo carregador de 18W é também esperado fazer parte do refresh da linha iPad de 2018.

Junta-te à nossa comunidade no Facebook Apple Fans Portugal. Aqui pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Acompanha-nos também nas redes sociais FacebookInstagram e no nosso Youtube.

Comentários