Astrônomos descobriram uma galáxia espiral ultra-rara com um anel de hidrogênio girando em torno de seus polos, sendo considerada uma das mais espetaculares já vistas1. As galáxias apresentam diversas formas e tamanhos, desde gigantes ovais que giram lentamente e discos espirais de rápida rotação até manchas esféricas fracas e irregulares anãs1. A maioria das galáxias grandes e brilhantes, incluindo nossa própria Via Láctea, é orbitada por um grupo de galáxias anãs muito menores1.
Galáxia NGC 4632: uma formação rara
A galáxia NGC 4632 parece ser uma formação muito rara chamada “galáxia com anel polar”, já que o anel de hidrogênio parece estar girando sobre os polos do disco da galáxia1. O gás no anel, que compõe cerca de metade da massa do sistema, provavelmente foi sugado de uma galáxia companheira1. De acordo com Nathan Deg, da Queen’s University no Canadá, que liderou o novo estudo, “as galáxias com anel polar são algumas das galáxias mais espetaculares que podemos ver. Além de serem belas, elas fornecem pistas importantes sobre a formação e evolução das galáxias”1.
Mais galáxias com anel polar podem existir
A descoberta de duas potenciais galáxias com anel polar, NGC 4632 e NGC 6156, sugere que esses impressionantes aglomerados raros podem ser mais comuns do que se acreditava anteriormente4. Estudos indicam que de 1 a 3% das galáxias podem ser galáxias com anel polar56. Essas descobertas foram possíveis graças ao telescópio ASKAP, que observou as galáxias pela primeira vez3.