Uncategorised

O Espaço Cósmico: Um Banquete de Odores Inusitados

O espaço sideral, essa vastidão infinita que nos rodeia, é mais do que apenas um vazio silencioso. De acordo com relatos de astronautas e estudos científicos, o espaço tem um cheiro peculiar que é uma mistura de carne queimada, gasolina e até mesmo álcool1.

Os capacetes espaciais, além de fornecerem o ar necessário para a sobrevivência dos astronautas, também servem para protegê-los de odores desagradáveis. Assim como a Terra, o universo emite vários odores de cada canto do cosmos infinito, muitos dos quais são geralmente desagradáveis1.

Embora seja impossível cheirar o cosmos sem enfrentar a morte certa, os astronautas há muito descrevem odores fortes que se apegam aos seus trajes espaciais depois que eles retornam às suas câmaras hermeticamente fechadas1.

Os astronautas das missões Apollo à Lua descreveram o cheiro do espaço como semelhante ao da pólvora, enquanto outros que percorreram a Estação Espacial Internacional compararam o cheiro ao de um bife queimado1.

De acordo com os cientistas, a fonte do cheiro metálico e de carne queimada pode ser atribuída aos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs), que são encontrados em alimentos carbonizados na Terra e ocorrem rotineiramente no espaço sideral. O cheiro metálico, no entanto, é provavelmente uma reação ao oxigênio, em vez de um que seja encontrado no espaço1.

FAQ

O que são hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs)?
Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs) são compostos químicos que contêm pelo menos dois anéis aromáticos de carbono e hidrogênio. Eles são encontrados em alimentos carbonizados e também ocorrem naturalmente no espaço sideral.

Por que o espaço tem cheiro de carne queimada e gasolina?
Os astronautas relataram que o espaço tem um cheiro que lembra carne queimada e gasolina. Isso é provavelmente devido à presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs) no espaço, que também são encontrados em alimentos carbonizados na Terra.

Por que o espaço tem um cheiro metálico?
O cheiro metálico associado ao espaço é provavelmente uma reação ao oxigênio. Quando os astronautas retornam de uma caminhada espacial e reentram em um ambiente com oxigênio, o cheiro metálico pode ser o resultado dessa reação.

Lily Vowles é uma escritora e líder de pensamento renomada nas áreas de novas tecnologias e tecnologia financeira (fintech). Ela possui um diploma de Bacharel em Tecnologias da Informação pela Universidade de Stanford, onde desenvolveu um forte interesse na interseção de tecnologia e finanças. Com vários anos de experiência na Digital Currency Solutions Inc., um jogador importante no cenário fintech, Lily aprimorou sua expertise em aplicações de blockchain e serviços financeiros inovadores. Suas percepções foram apresentadas em várias publicações do setor, onde ela explora o potencial transformador das tecnologias emergentes. Apaixonada por educar seus leitores, Lily está dedicada a desmistificar conceitos complexos para um público mais amplo, capacitando-os a navegar com confiança no cenário financeiro em rápida evolução.