A Administração Biden anunciou recentemente que consultará a Nação Navajo sobre suas preocupações com a colocação de restos humanos na Lua. A questão surgiu devido ao programa de Serviços de Carga Lunar Comercial da NASA, que desenvolveu aterrisadores que estão sendo usados para transportar restos humanos para a Lua.
Para a Nação Navajo, a Lua é sagrada e a colocação de restos humanos nela é considerada uma profanação. A missão lunar Peregrine da Astrobotic é comercial e a NASA não tem controle sobre as cargas que não são da agência que estão a bordo.
A Celestis, empresa responsável pelo envio dos restos, insiste que é um serviço de celebração, não de profanação. O presidente da Nação Navajo pediu que o lançamento do Peregrine, previsto para 8 de janeiro, seja adiado. A Celestis é uma das 17 clientes da Astrobotic nesta primeira missão Peregrine e está enviando restos cremados, “cremações”, e DNA de dezenas de pessoas e um cão no que chama de Voo da Tranquilidade em cápsulas.
FAQ
O que é a Nação Navajo?
A Nação Navajo é um território indígena americano, localizado nos estados do Arizona, Novo México e Utah. É a segunda maior reserva indígena dos Estados Unidos em termos de população.
O que é a missão lunar Peregrine da Astrobotic?
A missão lunar Peregrine da Astrobotic é uma missão comercial que visa transportar cargas para a Lua. A missão é parte do programa de Serviços de Carga Lunar Comercial da NASA.
O que é a Celestis?
A Celestis é uma empresa que oferece serviços de memorial espacial, incluindo o envio de restos cremados e DNA para o espaço.
O que são “cremações”?
“Cremações” é um termo usado para se referir a restos humanos que foram cremados. Estes restos são frequentemente usados em serviços de memorial ou enviados para o espaço como parte de um serviço de memorial espacial.
Por que a Nação Navajo considera a Lua sagrada?
A Lua é considerada sagrada pela Nação Navajo devido a suas crenças culturais e religiosas. A colocação de restos humanos na Lua é vista como uma profanação dessas crenças.