Uncategorised

10 Fenômenos Inusitados Durante um Eclipse Solar

Um eclipse solar é um evento astronômico fascinante que pode causar uma série de fenômenos estranhos. Aqui estão dez coisas inusitadas que podem ocorrer durante um eclipse solar.

1. Contas de Baily

Se você observar um eclipse solar total ou anular (com segurança, usando proteção ocular adequada), pode notar um filete de luz ao redor da borda da lua que parece contas, como um colar. Este fenômeno é conhecido como “Contas de Baily”. Nomeado em homenagem ao astrônomo Francis Baily, que descreveu o efeito em 1836, é causado pela interação da luz solar com a topografia irregular da lua1.

2. Proeminências Solares

As proeminências solares, também conhecidas como filamentos, são enormes estruturas de plasma e campo magnético que surgem da superfície do sol. Normalmente, não podemos ver essas protuberâncias da Terra. Mas durante um eclipse, elas podem ser visíveis atrás da lua, parecendo pétalas em uma flor1.

3. Queda de Temperaturas

Leve um casaco para a sua observação do eclipse, pois as temperaturas podem cair rapidamente à medida que a lua cobre o sol. Quanto depende da localização, época do ano e tipo de eclipse. A maioria dos lugares vê quedas de temperatura de cerca de 5 a 10 graus Fahrenheit (2,8 a 5,6 graus Celsius) durante um eclipse total, embora a queda possa ser maior1.

4. Mudança de Ventos

Junto com a queda de temperatura, as regiões que experimentam um eclipse podem esperar uma mudança na direção do vento. Primeiro, o vento diminui à medida que a lua se aproxima de bloquear o sol. Após a lua atingir a cobertura máxima, o vento começa a aumentar novamente, muitas vezes soprando em uma direção diferente, conforme um estudo de 2016 descobriu1.

5. Animais Confusos

Tanto os eclipses totais quanto os anulares mexem com certas frequências de ondas de rádio – e ninguém tem certeza do porquê. Os cientistas suspeitam que isso possa ter algo a ver com a forma como o sol interage com a ionosfera da Terra, que é conhecida por flutuar em resposta a coisas como flares solares e tempestades solares1.

6. Microorganismos Misturados

Até mesmo os microorganismos podem ser suscetíveis às vibrações estranhas de um eclipse solar. Um estudo de 2011 de bactérias crescendo em placas de Petri durante um eclipse total na Índia descobriu que os micróbios se tornaram menores e de forma diferente perto do pico do eclipse1.

7. Sombras Estranhas

À medida que um eclipse passa por cima, a maioria dos olhos estará colada no céu. Mas reserve um momento para olhar para o chão – as sombras feitas por árvores e outros objetos que causam um efeito de “orifício” serão salpicadas com pequenas luas crescentes1.

8. Bandas de Sombra (apenas durante o eclipse total)

Segundos antes de um eclipse atingir a totalidade, listras onduladas de luz e escuridão podem aparecer em superfícies de cor sólida. “É como estar no fundo de uma piscina”, disse Nordgren. Essas “bandas de sombra” são um pouco de mistério científico – os astrônomos ainda não sabem exatamente o que as causa ou por que elas só aparecem às vezes1.

9. Estrelas e Planetas Visíveis (apenas durante o eclipse total)

Durante um eclipse solar total, a lua bloqueia luz suficiente do sol para que estrelas e planetas apareçam no céu. No entanto, apenas os mais brilhantes serão visíveis, e quais aparecem dependerá da posição da Terra no momento1.

10. Comportamento Animal Estranho

Durante um eclipse, os animais parecem mudar seus comportamentos em resposta. As vacas leiteiras retornam ao celeiro, os grilos começam a cantar, os pássaros ou vão para o poleiro ou se tornam mais ativos, e as baleias saltam nos mares. As aranhas tecelãs de orb podem também destruir suas teias durante um eclipse5.

Esses são apenas alguns dos fenômenos estranhos que podem ocorrer durante um eclipse solar. Cada eclipse é único e pode trazer suas próprias peculiaridades e surpresas.

Tobias Vivero é um autor realizado e líder de pensamento nas áreas de novas tecnologias e fintech. Com um mestrado em Tecnologia Financeira pelo prestigiado Instituto de Tecnologia Morque, Tobias combina uma profunda visão acadêmica com uma compreensão prática do cenário financeiro em rápida evolução. Sua experiência profissional inclui um período significativo na Highbridge Financial, onde desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de soluções digitais inovadoras que melhoram o engajamento do cliente e simplificam os processos financeiros. Através de seus escritos, Tobias busca desmistificar avanços tecnológicos complexos e suas implicações para o setor financeiro, oferecendo aos leitores tanto clareza quanto perspectivas inovadoras. Ele reside no Vale do Silício, onde continua a explorar a interseção entre finanças e tecnologia.