Primeiros Reviews do iPad Pro: Melhor iPad de sempre, ainda não é um computador, possivelmente o futuro

Author

Categoria

Partilhar

- Publicidade -

Os primeiros reviews do iPad Pro já começaram a aparecer na Internet, foi dada à imprensa 4 dias para testar o iPad Pro, e estas são as primeiras conclusões.

É importante salientar que a Apple dificultou o trabalho de marketing, posicionando de forma muito agressiva o iPad Pro como “um computador”.

CNET

A CNET descreve o iPad Pro como um grande e bonito tablet, mas diz que há demasiados compromissos no dispositivo.

Estou a viajar com o iPad Pro de 12,9 polegadas de 2018. Estou a escrever este review nele. Tem um ótimo Smart Keyboard Folio, embora possa usar um trackpad. Tem um grande ecrã parecido com um portátil. É mais portátil que a última versão. Mas isso não resolve as últimas coisas que preciso para torná-lo num verdadeiro computador […]

Daring Fireball

John Gruber diz que apesar de ainda não ser um MacBook, não é apenas um tablet.

O iPad Pro é como um computador de um universo alternativo. No universo normal, a Lei de Moore parou de fornecer retornos significativos ano a ano e os portáteis de alto desempenho precisam de fãs para resfriá-los. No universo do iPad, a Lei de Moore ainda oferece ano após ano, e um portátil super-rápido, genuinamente “profissional” não precisa de ventilador […]

Na área prática após o evento da semana passada, a Apple exibia o Adobe Lightroom editando imagens RAW de 50 megapixels de uma câmara Hasselblad. As fotos eram de Austin Mann, que estava lá, e demonstraram o software, mostrando o que um verdadeiro fotógrafo profissional faria na vida real com imagens reais. A experiência foi completamente fluída e instantânea […]

Engadget

A Engadget testou o modelo de 12,9 polegadas e diz que a diferença no tamanho é chave, enquanto o USB-C é uma excelente também pode ser frustrante.

O maior dos novos iPad Pros deste ano é um pouco mais leve do que o original. E embora isso possa não parecer muito, faz uma grande diferença na facilidade de uso do Pro.

O que costumava exigir duas mãos para fazer agora pode ser tratado com uma mão (embora as pessoas com mãos pequenas possam preferir o modelo menor de 11 polegadas). Ler no metro é mais fácil. Segurá-lo enquanto assiste vídeos do YouTube na cama é mais fácil. Ele cabe mais facilmente na minha mochila já cheia […]

O USB-C pode ser um divisor de águas […] Enquanto brincava no GarageBand, eu usava essa porta para conectar um microfone Blue Yeti e gravar áudio que soava notavelmente melhor do que quando eu usava o microfone embutido do tablet [e] quando foi hora de editar as fotos que vê nesta história, acabei de colocar meu cartão SD da Canon – o iPad lançou a aplicação Fotos e permitiu que eu importasse diretamente as minhas fotos para o armazenamento interno do dispositivo.

Laptop Mag

A Laptop Mag disse que o iPad Pro de 12,9 polegadas é “o dispositivo móvel mais poderoso alguma vez feito”, mas o Surface Pro é a aposta mais segura para quem quer um tablet que faça tudo.

O iPad Pro é o tablet por excelência para utilizadores avançados e profissionais criativos. É tão rápido que imagino que a Qualcomm e a Intel estão estão a dicar nervosos. Este tablet limpou o chão com os laptops Windows premium e 2-em-1, em testes de desempenho e testes do mundo real. O ecrã, o som e a duração da bateria do iPad Pro também são excelentes, e o Apple Pencil mais aprimorado é mais confortável e fácil de armazenar.

No entanto, levará algum tempo para que os developers aproveitem o potencial do chip A12X Bionic. Por exemplo, uma versão totalmente otimizada do Photoshop para o iPad está para ser lançada em 2019, completa com o Apple Pencil e suporte ao toque – não um Photoshop aguado, mas o verdadeiro negócio.

Se está a procurar por uma substituição real de um portátil, o Surface Pro 6 é a melhor opção. Não é tão rápido, mas o 2-em-1 da Microsoft oferece um teclado mais confortável com um touchpad e um verdadeiro ambiente de área de trabalho.

The Verge

O The Verge diz que o o modelo de 12,9 polegadas é uma maquina, mas ainda assim não é um substituto de um MacBook.

A Apple apresentou o novo iPad Pro com uma série espectacular de estatísticas que fizeram os portáteis parecerem antiquados. Mais iPads são vendidos do que toda a linha de computadores portáteis de qualquer outra empresa! O novo iPad Pro com um processador A12X de oito núcleos é mais rápido que 92% dos PCs portáteis vendidos hoje! O desempenho gráfico é 1000 vezes mais rápido do que o iPad de primeira geração e agora rivaliza com uma Xbox One S! Tem uma porta USB-C que pode accionar ecrãs 5K […]

Mas os computadores são mais do que apenas vendas e especificações de processador: eles são sobre software. E a única coisa que a Apple realmente não mudou no iPad Pro é o iOS 12, que tem todos os mesmos recursos e limitações que os utiliazdores do iPad esperam. A Apple quer que pense que o iPad Pro é o futuro da computação, mas se já usou o iOS 12 num iPad Pro, sabe exatamente como se sente em relação a essa ideia.

[Por exemplo, o suporte a USB-C é excelente], mas uma categoria extremamente importante de dispositivos definitivamente não funcionará: o iOS não suporta armazenamento externo. Você pode conectar quantas unidades flash ou unidades de disco rígido desejar na porta USB-C do iPad Pro e nada acontecerá. A Apple diz que terceiros podem escrever aplicações para comunicar com armazenamento externo, mas ainda não estamos lá.

A única coisa que o iOS pode fazer com dispositivos de armazenamento externos é importar fotos […] É isso […] E, para piorar, precisa importar para o rolo da câmara do sistema – não é possível importar fotos diretamente para uma aplicação como o Lightroom CC. A Apple tem que estar no meio […]

Eu adoraria usar todo o poder oferecido pelo A12X, mas o ecossistema de aplicações para iPad ainda está repleto de aplicações reduzidos, conjuntos de recursos limitados e demasiados compromissos.

O iPad Pro é muito mais do que apenas um tablet mas o iOS 12 ainda não oferece as mesmas condições que um sistema operativo como o macOS. Evidentemente não é para o ser, mas para o que o iPad Pro quer ser, ou pelo menos, o que a Apple deseja, ainda é demasiado limitado.

Tens dúvidas e queres ficar a par das novidades e notícias do mundo Apple? Junta-te à comunidade Apple Fans Portugal no Facebook!

Acompanha-nos também nas redes sociais FacebookInstagram e no nosso canal Youtube.

- Publicidade -