iPhone: Como maximizar a autonomia e vida útil da bateria

Gerir um iPhone passa necessariamente pela gestão da bateria e o software que utiliza.

Para quem possui um produto electrónico como o iPhone, maximizar a autonomia e vida útil da bateria é possivelmente o maior de todos os desafios.

É preciso compreender que um componente como a bateria sofre desgaste, infelizmente uma condicionante e resultado prático da utilização com o tempo.

Há no entanto dicas gerais que te podem permitir melhorar a autonomia no geral e assegurar que a vida útil da tua bateria seja a melhor.

Faça as atualizações de software

É frequente as atualizações de software da Apple incluírem tecnologias de poupança de energia avançadas. Por isso, certifique-se sempre de que o seu dispositivo está a utilizar a versão mais recente do iOS.

Evite temperaturas ambiente extremas

O seu dispositivo foi concebido para ter um bom desempenho em várias temperaturas, sendo a ideal entre os 16° e 22 °C. É especialmente importante evitar expor o dispositivo a temperaturas superiores a 35 °C, o que pode danificar a capacidade da bateria de forma permanente. Ou seja, cada carregamento proporcionará menos tempo de funcionamento do dispositivo. Carregar o dispositivo a uma temperatura elevada pode danificá-lo ainda mais. O software pode limitar o carregamento acima dos 80%, se as temperaturas recomendadas para a bateria forem excedidas. Guardar a bateria em ambientes com temperaturas elevadas também pode causar danos irreversíveis. Ao utilizar o dispositivo num ambiente muito frio, pode ocorrer uma diminuição da autonomia da bateria, mas esta condição é temporária. Quando a temperatura da bateria regressa ao intervalo de funcionamento normal, o seu desempenho regressa também ao normal.

Remova determinadas capas durante o carregamento

Se constatar que está a carregar o dispositivo com maior frequência, pode precisar de uma bateria nova. Se verificar que o dispositivo aquece quando carrega a bateria, retire-o imediatamente da capa.

Otimize as suas definições

Existem duas formas simples de poupar bateria — independentemente da forma como utilize o dispositivo: ajustar o brilho do ecrã e utilizar Wi-Fi.

Escureça o ecrã ou ative o Auto-brilho para aumentar a autonomia da bateria.

  • Para escurecer, passe o dedo de baixo para cima em qualquer ecrã para abrir a Central de controlo e arrastar a barra de brilho para a esquerda.
  • O Auto-brilho ajusta automaticamente o ecrã às condições de iluminação. Para ativar o Auto-brilho, aceda a Definições > Ecrã e Brilho ative o Auto- brilho.

Ao utilizar o dispositivo para aceder a dados, uma ligação Wi-Fi consome menos energia que uma rede móvel — como tal, mantenha o Wi-Fi sempre ligado. Existem duas formas de ativar o Wi-Fi:

  • Passar o dedo de baixo para cima para abrir a Central de controlo, tocar no ícone de Wi-Fi, e iniciar sessão numa rede Wi‑Fi.
  • Aceda a Definições > Wi-Fi para aceder a uma rede Wi‑Fi.

Ative o Modo de baixa potência.

O Modo de baixa potência é uma novidade do iOS 9 e uma forma simples de aumentar a autonomia da bateria quando a carga começa a ficar baixa. O iPhone avisa-o quando o nível da bateria desce abaixo dos 20%, e novamente aos 10%, deixando ativar o Modo de baixa potência com um único toque. Pode também ativá-lo em Definições > Bateria. O Modo de baixa potência reduz o brilho do ecrã, otimiza o desempenho do dispositivo e minimiza as animações do sistema. Apps como o Mail não descarregam conteúdos em segundo plano e determinadas funcionalidades, como AirDrop, sincronização do iCloud e Continuidade, ficam desativadas. Pode na mesma usar as funções principais, incluindo fazer e receber chamadas telefónicas, emails, mensagens, aceder à internet, entre outras. Quando o telefone for novamente carregado, o Modo de baixa potência será automaticamente desligado.

Veja a informação de utilização da bateria

O iOS permite gerir facilmente a autonomia, porque pode verificar a percentagem utilizada por cada app (a não ser que o dispositivo esteja a carregar). Para saber como as apps usam a bateria, aceda a Definições > Bateria.

Aqui estão as mensagens que pode ver listadas abaixo das apps que utilizou:

Atividade em segundo plano. Tal indica que a bateria foi utilizada pela app enquanto estava em segundo plano, ou seja, enquanto estava a utilizar outra app.

  • Para melhorar a autonomia da bateria, pode desligar a funcionalidade que permite às apps atualizar em segundo plano. Aceda a Definições > Geral > Atualização de apps em segundo plano e coloque o botão na posição de desligado. * Se a app Mail listar Atividade em segundo plano, pode optar por obter os dados manualmente ou diminuir a frequência de obtenção. Aceda a Definições > Mail, Contactos, Calendário > Obter dados.

Localização e Localização em segundo plano. Tal indica que a app está a utilizar serviços de localização.

  • Pode otimizar a autonomia da bateria desligando os Serviços de localização para a app. Desligue em Definições > Privacidade > Serviços de localização. * Em Serviços de localização pode ver cada app listada com a respetiva definição de autorização. As que utilizaram serviços de localização recentemente têm um indicador junto ao botão ligar/desligar.

Ecrã de início e bloqueado. Tal indica que o ecrã de início ou o ecrã bloqueado foi apresentado no dispositivo. Por exemplo, o ecrã foi ativado premindo o botão de início ou por uma notificação.

  • Se uma app ativar frequentemente o ecrã com notificações, pode desligar as notificações “push” para a app em Definições > Notificações. Toque em App e desative a opção para permitir notificações.

Sem cobertura de célula e sinal fraco. Isto indica que está numa área de pouca cobertura e o seu dispositivo iOS está a procurar um sinal melhor ou que utilizou o seu dispositivo em condições de sinal fraco, o que afetou a autonomia da bateria.

  • Pode otimizar a autonomia da bateria ativando o modo de voo. Passe o dedo para cima para abrir a Central de controlo e toque no ícone do modo de voo. Atente que não pode fazer ou receber chamadas no modo de voo.

Ligue o computador para carregar o dispositivo

Certifique-se de que o computador está ligado ao utilizá-lo para carregar o dispositivo iOS via USB. Se o dispositivo estiver ligado a um computador desligado ou em modo de suspensão ou espera, a bateria pode esgotar-se.

Ao armazenar a longo prazo, guarde-o com meia carga

Se pretender armazenar o dispositivo a longo prazo, dois fatores principais vão afetar a saúde global da sua bateria: a temperatura ambiente e a percentagem de carga na bateria quando é armazenada. Como tal, recomendamos o seguinte:

  • Não carregue nem descarregue a bateria do dispositivo na totalidade — carregue-a até cerca de 50%. Se guardar um dispositivo com a bateria totalmente descarregada, esta pode entrar num estado de descarga profunda, impossibilitando o seu carregamento. Se, pelo contrário, a guardar totalmente carregada por um longo período, a bateria pode perder alguma capacidade, resultando numa menor autonomia da bateria.
  • Desligue o dispositivo para evitar uma utilização adicional da bateria.
  • Coloque o dispositivo num ambiente livre de humidade e a uma temperatura inferior a 32 °C.
  • Caso tencione armazenar o seu dispositivo durante mais de seis meses, carregue a bateria até 50% a cada seis meses.

Consoante a duração do armazenamento da bateria, pode ter a bateria fraca quando ligar o dispositivo após o armazenamento a longo prazo. Após o armazenamento prolongado, podem ser necessários 20 minutos de carregamento com o adaptador original até poder utilizar o dispositivo.

Junta-te à nossa comunidade no Facebook Apple Fans Portugal. Aqui pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Acompanha-nos também nas redes sociais FacebookInstagram e no nosso Youtube.

Comentários
Fundador e Diretor de Conteúdos na Macnifico. Prega religiosamente que a Maça é a origem de toda a criação e talvez de toda a salvação tecnológica.