Equipa de investigadores descobre falha grave no USB Restricted Mode

Author

Categoria

Partilhar

- Publicidade -

Uma equipa de investigadores afirma ter descoberto uma brecha que impede que um iPhone ou iPad ative o USB Restricted Mode, o mais recente recurso anti-hacking da Apple no iOS 12 beta e no iOS 11.4.1, lançado esta segunda-feira.

O modo restrito USB é projetado para tornar os iPhones e iPads imunes a certas técnicas de hacking que usam uma conexão USB para baixar dados através do conector Lightning para quebrar a senha.

O iOS 11.4.1 e o iOS 12 impedem isso por padrão, desativando o acesso a dados para a porta do Lightning se já passou mais de uma hora desde que o dispositivo iOS foi desbloqueado pela última vez. Os utilizadores também podem desativar rapidamente a conexão USB manualmente, ativando o modo de emergência SOS.

No entanto, investigadores de uma empresa de segurança cibernética, a ElcomSoft afirmam ter descoberto uma lacuna que redefine o contador de uma hora. A técnica de desvio envolve a conexão de um acessório USB na porta Lightning do dispositivo iOS, o que impede que o Modo restrito USB bloqueie após uma hora.

Oleg Afonin, da ElcomSoft, explicou a técnica em um post no blog:

O que descobrimos é que o iOS irá redefinir o cronometro de contagem regressiva do Modo Restritivo USB mesmo que um conecte o iPhone a um acessório USB não confiável, que nunca tenha sido emparelhado com o iPhone antes (na verdade, os acessórios não precisam ser emparelhados) . Em outras palavras, se a policia aprrender um iPhone, precisará de conectar imediatamente esse iPhone a um acessório USB compatível para impedir o bloqueio do modo restrito USB após uma hora. Importante, isso só ajuda se o iPhone ainda não entrou no modo restrito USB.

De acordo com Afonin, o adaptador de câmara Lightning para USB 3 de 45 euros da Apple pode ser usado para reiniciar o contador. Os investigadores estão atualmente a testar uma mistura de adaptadores oficiais e de terceiros para ver o que mais funciona com esta técnica de bypass.

Procuras um iPhone novo? Na Forall Phones podes comprar um iPhone até 200€ mais barato! São smartphones seminovos com garantia, originais e 100% funcionais. Aproveita o cupão MACNIFICO18 e beneficia de 10€ de desconto adicional na aquisição de um smartphone. Visita a loja online da Forallphones.com ou uma das suas lojas físicas.

Junta-te à nossa comunidade no Facebook Apple Fans Portugal ou Apple Fans Brasil. Aqui pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Ainda não nos segues nas redes sociais? Acompanha-nos no FacebookInstagram e no nosso canal Youtube.

- Publicidade -