Equipa de investigadores descobre falha grave no USB Restricted Mode

O iOS 11.4.1 veio com uma nova medida de segurança, mas a resposta da Apple foi facilmente contornado por uma equipa de investigadores.

falha grave no USB Restricted Mode

Uma equipa de investigadores afirma ter descoberto uma brecha que impede que um iPhone ou iPad ative o USB Restricted Mode, o mais recente recurso anti-hacking da Apple no iOS 12 beta e no iOS 11.4.1, lançado esta segunda-feira.

O modo restrito USB é projetado para tornar os iPhones e iPads imunes a certas técnicas de hacking que usam uma conexão USB para baixar dados através do conector Lightning para quebrar a senha.

O iOS 11.4.1 e o iOS 12 impedem isso por padrão, desativando o acesso a dados para a porta do Lightning se já passou mais de uma hora desde que o dispositivo iOS foi desbloqueado pela última vez. Os utilizadores também podem desativar rapidamente a conexão USB manualmente, ativando o modo de emergência SOS.

No entanto, investigadores de uma empresa de segurança cibernética, a ElcomSoft afirmam ter descoberto uma lacuna que redefine o contador de uma hora. A técnica de desvio envolve a conexão de um acessório USB na porta Lightning do dispositivo iOS, o que impede que o Modo restrito USB bloqueie após uma hora.

Oleg Afonin, da ElcomSoft, explicou a técnica em um post no blog:

O que descobrimos é que o iOS irá redefinir o cronometro de contagem regressiva do Modo Restritivo USB mesmo que um conecte o iPhone a um acessório USB não confiável, que nunca tenha sido emparelhado com o iPhone antes (na verdade, os acessórios não precisam ser emparelhados) . Em outras palavras, se a policia aprrender um iPhone, precisará de conectar imediatamente esse iPhone a um acessório USB compatível para impedir o bloqueio do modo restrito USB após uma hora. Importante, isso só ajuda se o iPhone ainda não entrou no modo restrito USB.

De acordo com Afonin, o adaptador de câmara Lightning para USB 3 de 45 euros da Apple pode ser usado para reiniciar o contador. Os investigadores estão atualmente a testar uma mistura de adaptadores oficiais e de terceiros para ver o que mais funciona com esta técnica de bypass.

Procuras um iPhone novo? Na Forall Phones podes comprar um iPhone até 200€ mais barato! São smartphones seminovos com garantia, originais e 100% funcionais. Aproveita o cupão MACNIFICO18 e beneficia de 10€ de desconto adicional na aquisição de um smartphone. Visita a loja online da Forallphones.com ou uma das suas lojas físicas.

Junta-te à nossa comunidade no Facebook Apple Fans Portugal ou Apple Fans Brasil. Aqui pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Ainda não nos segues nas redes sociais? Acompanha-nos no FacebookInstagram e no nosso canal Youtube.

Comentários
VIAmacrumors
Fundador e Diretor de Conteúdos na Macnifico. Prega religiosamente que a Maça é a origem de toda a criação e talvez de toda a salvação tecnológica.