Dica: O que guarda uma cópia de segurança iCloud?

O funcionamento do iCloud nem sempre é claro mas nesta dica vamos tentar elucidar todas as dúvidas.

Dica: O que guarda uma cópia de segurança iCloud?

Uma cópia de segurança iCloud pode evitar a perda total ou parcial da sua informação, mas tem a certeza de que sabe qual os elementos copiados?

O objetivo desta dica é elucidar e também rever como funciona a cópia de segurança no iCloud, visto o tipo de informação que é copiada ter alterado desde que o serviço inicialmente foi lançado.

Que elementos incluí a cópia de segurança iCloud?

  • Dados das apps
  • Cópias de segurança do Apple Watch
  • Histórico de chamadas
  • Definições do dispositivo
  • Dados de saúde
  • Configuração do HomeKit
  • Ecrã principal e organização das apps
  • iMessage, mensagens de texto (SMS) e MMS
  • Fotografias e vídeos no iPhone, iPad e iPod touch
  • Histórico de compras dos serviços Apple, como música, filmes, programas de TV, apps e livros
  • Toques
  • Palavra-passe do Visual Voicemail (é necessário o cartão SIM que tenha sido utilizado durante a cópia de segurança)

A cópia de segurança do iPhone, iPad e iPod touch só inclui informações e definições armazenadas no dispositivo. Não inclui as informações já armazenadas no iCloud, como os Contactos, Calendários, Marcadores, Mail, Notas, fotografias partilhadas, Fototeca em iCloud, A minha partilha e ficheiros que armazena no iCloud Drive.

Há elementos importantes como as suas fotografias e vídeos que podem já estar a ser salvadas no iCloud através da Fototeca no iCloud. Isto significa que a cópia não vai incluir estes elementos. O mesmo sucede com as suas compras, que vão estar disponíveis para download pelo serviço iCloud quando restaurar a partir de uma cópia de segurança.

Certifique-se que a Cópia iCloud está ligada

A Cópia iCloud cria uma cópia das informações no iPhone, iPad e iPod touch. Quando é efetuada uma cópia de segurança do seu dispositivo no iCloud, pode facilmente configurar um novo dispositivo ou restaurar informações num dispositivo que já tenha. Saiba o que fazer para permitir que o iCloud efetue automaticamente uma cópia de segurança do dispositivo todas as noites:

  1. Certifique-se de que a Cópia iCloud está ativada em Definições > iCloud > Cópia de segurança.
  2. Ligue o dispositivo a uma fonte de alimentação.
  3. Ligue o dispositivo a uma rede Wi-Fi.
  4. Certifique-se de que o ecrã do dispositivo está bloqueado.
  5. Verifique se tem espaço suficiente disponível no iCloud para efetuar a cópia de segurança.

Erros comuns

Um dos erros mais frequentes tem a ver com o espaço disponível no iCloud. O seu iPhone ou iPad vão alertá-lo para isto se efectuar uma cópia iCloud. Aconselhamos neste caso aumentar o seu armazenamento dos 5 GB base, para o plano seguinte de 50 GB.

Outro erro muitas vezes verificado tem a ver com a ligação ao servidor do iCloud. Caso esteja a ter este erro pode tentar desligar e ligar o seu dispositivo, ou até reiniciar caso seja necessário.

Esperamos ter elucidado o melhor possível o que esperar de uma cópia de segurança iCloud. Se mesmo assim estiver com dúvidas pode sempre juntar-se ao nosso grupo no Facebook, Apple Fans Portugal, onde pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades sobre o mundo Apple.

Gostas e identificas-te com a Macnifico? Apoie-nos no Patreon para teres acesso exclusivo a conteúdos em primeira mão!

Comentários