Como vender o teu iPhone antes de comprar um novo

Antes de vender o seu iPhone, siga estes 5 pontos essenciais.

vender iphone

Se o orçamento não chegar, vender o teu iPhone mais antigo para comprar um novo pode ser uma uma opção viável de ganhar o dinheiro necessário para comprar um novo dispositivo. Mas antes de o fazer, convêm tomar alguns passos para que toda a operação corra sem problemas.

Quando devo vender o meu iPhone?

Vender um iPhone usado não é uma ciência exata, mas há um momento em que a depreciação pode ser menor. Tipicamente, esse momento é antes da Apple lançar novos iPhones. Depois da Apple lançar novos modelos os utilizadores querem-se livrar dos seus modelos e ai os preços têm tendência a baixar.

Onde vender o iPhone em segunda mão?

  • Grupo privado no Facebook
  • Plataforma de anúncios
  • Loja física de retoma de iPhones usados

Preciso fazer alguma coisa antes de vender o meu iPhone?

São vários os passos recomendados antes de atualizar para um novo iPhone, vamos rever aqui alguns pontos que o vão ajudar na transição para um novo e, reter o maior valor possível.

1 – Desbloqueia o teu iPhone

Um iPhone bloqueado a uma operadora vai ter menor valor de mercado do que um equipamento bloqueado. Se já tem o iPhone à mais de 2 anos é muito provável que a sua operadora desbloqueie o iPhone gratuitamente. Na pior das hipóteses podem-te cobrar uma taxa pelo desbloqueio caso ainda esteja dentro dos 2 anos de garantia. O ideal é confirmar qual o caso que se aplica contactando a sua operadora, assim também pode compreender a viabilidade.

2 – Faz uma cópia de segurança do teu iPhone

Antes de fazer mais alguma coisa, assegure que tem uma cópia de segurança atualizada do teu iPhone. Assim toda a sua informação está guardada e segura, assim vai facilmente poder restaurar essa cópia para o seu novo iPhone. O iCloud faz uma cópia automática todos os dias, caso esteja corretamente configurada. Mas se for necessário também se pode fazer uma cópia de segurança através do iTunes.

3 – Elimine os seus dados

Após ter feito a sua cópia de segurança, é importante eliminar toda a sua informação caso vá vender o seu iPhone. Pode fazer este passo no seu iPhone ou através do iTunes. A opção do iPhone é sempre a mais simples e apenas precisa de tomar os seguintes passos.

  1. Vá a Definições e toque em Geral > Repor > Apagar conteúdo e definições. Se tiver ativado a funcionalidade Encontrar iPhone, poderá ter de introduzir o Apple ID e a palavra-passe.
  2. Se lhe for pedido o código do dispositivo ou o código para as Restrições, insira-o. Em seguida, toque em Apagar [dispositivo].
  3. Se mudar para um telemóvel que não seja da Apple, anule o registo do iMessage.
  4. Contacte a sua operadora para obter ajuda sobre como transferir o serviço para um novo proprietário. Se não estiver a utilizar um cartão SIM com o dispositivo, pode contactá-la para obter ajuda na transferência do serviço para o novo proprietário.

4 – Limpe o seu iPhone devidamente

O teu iPhone não precisa apenas de estar limpo no seu interior mas também no seu exterior. Se estiver em ótimas condições ou se fez um bom uso do mesmo, esta operação apenas vai levar alguns minutos e pode fazer muita diferença para o comprador. Tenha em especial atenção a sujidade em torno do ecrã e riscos, marcas de dedadas e se há sujidade em torno dos botões ou dentro do connector do cabo Lightning.

5 – Reúna a caixa e os acessórios

Se estiver a vender um iPhone, incluir o cabo Lightning, 30 pinos e o carregador de tomada em conjunto com a caixa original vai fazer toda a diferença e muitas vezes até ser um fator de decisão sobre outros vendedores.

Depois de reunir todos os elementos, limpe a caixa e coloque tudo no seu respetivo lugar, a apresentação pode fazer toda a diferença.

Caso tenha alguma questão a colocar, junte-se ao nosso grupo Apple Fans Portugal, aqui pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Gostas e identificas-te com a Macnifico? Apoia-nos no Patreon para teres acesso exclusivo a conteúdos em primeira mão!