Como usar o Início rápido para transferir conteúdos para um novo iPhone ou iPad

Com o iOS 11 veio a opção do Início rápido para facilitar a transmissão de informação entre dispositivos iOS.

início rápido para transferir conteúdos

O iOS tem sofrido melhorias substanciais que facilitam a forma como a transmissão de conteúdos é feita entre um dispositivo iOS antigo para um novo iPhone ou iPad. Isto pode ser feito através de uma cópia de segurança que já tens feito num outro dispositivo da Apple.

O que fazer antes de começar

Há alguns pontos que deve tomar em consideração antes de transferir os conteúdos, aqui estão alguns deles.

  • Desemparelhar um Apple Watch – Se tem um Apple Watch e comprou um novo iPhone é recomendado desemparelhar antes de configurar o dispositivo novo. Quando desemparelhar, é feita automaticamente uma cópia de segurança do Apple Watch. Quando todo o processo estiver terminado, vai ser simples emparelhar com o seu novo iPhone.
  • Mover conteúdos de um smartphone Android – Caso queria transferir algum conteúdo de um Android é importante compreender como o pode fazer. Há tutoriais que o ajudam nesse sentido e a Apple tem um muito completo, basta seguir este link.

Utilizar o Início rápido

Este funcionalidade veio simplificar o processo de cópia e muito! Pode utilizar um iPhone ou iPad que já tenha o iOS 11 para configurar automaticamente um dispositivo novo. Ao fazê-lo, vai ocupar ambos os dispositivos, portanto é importante certificar-se de que escolhe um momento oportuno em que não precise de utilizar o dispositivo atual durante um breve período de tempo.

iphone7-ios11-home-setup-new-iphone-quick-start.jpg

Aproxime os dois dispositivos para começar

  1. Ligue o dispositivo novo e coloque-o junto ao dispositivo atual com o iOS 11. É apresentado o ecrã Início rápido no dispositivo atual. Nele poderá ver a opção de utilizar o seu Apple ID para configurar o dispositivo novo. Certifique-se de que utiliza o Apple ID que pretende e toque em Continuar. Se não vir a opção para continuar no dispositivo atual, ative o Bluetooth.
  2. Aguarde até ver uma animação no dispositivo novo. Segure o dispositivo atual sobre o dispositivo novo e, em seguida, centre a animação no visor. Aguarde até ver uma mensagem a indicar “Terminar no iPhone novo”. Se não conseguir utilizar a câmara do dispositivo atual, toque em Autenticar manualmente e, em seguida, siga os passos apresentados.
  3. Quando lhe for solicitado, introduza o código do dispositivo atual no dispositivo que está a configurar.
  4. Siga as instruções para configurar o Touch ID ou o Face ID no dispositivo novo.
  5. Quando lhe for solicitado, introduza a palavra-passe do Apple ID no dispositivo novo. Se tiver vários dispositivos, poderá precisar de introduzir os respetivos códigos.
  6. O novo dispositivo permite restaurar apps, dados e definições a partir da cópia de segurança do iCloud mais recente, ou atualizar a cópia de segurança do dispositivo atual e, em seguida, efetuar o restauro. Após selecionar uma cópia de segurança, pode escolher se pretende transferir algumas definições relacionadas com localização, privacidade, Apple Pay e Siri. Se pretender atualizar a cópia de segurança no dispositivo, certifique-se de que o Wi-Fi está ativado no mesmo.
  7. Se tiver um Apple Watch e estiver a configurar um iPhone novo, também lhe será perguntado se pretende transferir os dados e definições do Apple Watch.

Para terminar o processo é importante manter os dois dispositivos próximos um do outro enquanto as informações, definições e palavras-passe são transferidas.

Para terminar

Se for possível, mantenha o dispositivo novo ligado a uma rede Wi-Fi e à corrente após a configuração. Isto permite descarregar automaticamente, para o dispositivo, conteúdos como fotografias, música e apps armazenadas no iCloud.

Caso tenha alguma questão a colocar, junte-se ao nosso grupo Apple Fans Portugal, aqui pode tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Gostas e identificas-te com a Macnifico? Apoia-nos no Patreon para teres acesso exclusivo a conteúdos em primeira mão!