Como o Apple Watch cuida da nossa saúde

Author

Categoria

Partilhar

- Publicidade -

Desde o primeiro Apple Watch lançado, um dos focos da Apple é a saúde. Todos já ouvimos falar de como o Apple Watch tem ajudado a salvar vidas por detetar ritmo cardíaco irregular e dar o alerta antes que algo mais grave aconteça.

Com o Apple Watch 4 e o Watch OS 5, a Apple aumenta ainda mais a importância que este smart watch pode ter no nosso dia a dia em termos de saúde.

Vamos focar algumas áreas onde o Apple Watch “cuida” de nós:

      • Saúde
      • Atividade
      • Exercício

Vejamos com mais detalhe cada uma destas áreas.

Saúde

O Apple Watch regista o nosso batimento cardíaco de 5 em 5 minutos gravando na aplicação Saúde do IPhone. 

Podemos a qualquer momento verificar a nossa frequência cardíaca. Para isso basta abrirmos a aplicação “Ritmo Cardíaco” no Apple Watch ou a aplicação “Saúde” no nosso Iphone. 

 

 

 

 

 

 

 

O Apple Watch com o Watch OS5 detecta uma frequência muito alta ou baixa do nosso coração e alerta-nos antes que alguma coisa mais grave possa acontecer.

O Apple Watch 4 tem uma nova funcionalidade: Detetar uma queda!

Com os novos acelerómetro e giroscópio, ao detectar uma queda, o Apple Watch 4 mostra um alerta e oferece a opção de ignorar ou de ligar para os serviços de emergência.

Se não respondermos a esse alerta em 60 segundos, o relógio ligará para o 112 automaticamente e enviará uma mensagem com a nossa localização aos nossos contactos de emergência.

Também se estivermos numa situação de emergência podemos nós próprios ativar a ligação para o 112. Se carregarmos no botão do Apple Watch durante 2 segundos e escolhermos “SOS Emergência” o nosso relógio liga para o 112, manda um SMS para os nosso contactos de emergência com a nossa localização e até mostra a nossa ficha médica no ecran.

 

Também podemos usar a aplicação “Respirar” para os momentos de mais stress. Esta aplicação contem vários exercicios de respiração para reduzir o stress e relaxar um pouco. Esta aplicação também pode ser usada como mostrador para “respirarmos” quando olharmos para o Apple Wtach.

Atividade

O Apple Watch regista e vai mostrando o progresso diário usando três métricas: Movimento (calorias gastas durante o dia baseado no nosso movimento), Exercício (30 minutos mínimos baseado no nosso batimento cardíaco – atividade intensa) e tempo em pé (estarmos ativos nem que seja uns minutos em cada hora que estamos acordados).

O Objetivo é sempre conseguir completar os “aneis” destas três métricas. 

Ao longo do dia, o Apple Watch vai mostra o nosso progresso e vai aconselhando para cumprir as nossas metas diárias.

Para que tenhamos um empenho maior para completar os aneis de atividade diária, o IOS 5 permite nos desafiar os nossos amigos para uma competição semanal. Ganha mais pontos quem completar os aneis diariamente.

Durante a semana o Apple Watch vai nos mostrando como está a competição e vai tentar nos dar o estimulo final para ganhar a competição que organizamos com os nossos amigos.

Outro estimulo que o Apple Watch nos dá são as “medalhas” ou bagdes. Podem ser desafios mensais criados pela própria Apple ou desafios anuais. 

O importante é que o Apple Watch faz tudo para que nos preocupemos em todos os dias estar bem ativos fisicamente.

Exercício

Podemos dizer que o Apple Watch é o nosso personal trainer. Ele regista qualquer exercicio que estejamos a fazer.

Por exemplo numa corrida ao ar livre:

 

Os novos alertas de ritmo dão um leve toque no pulso se estivermos a correr mais lentamente ou rapidamente do que a nossa meta. A cadência mostra a média de passos dados por minuto. E o recurso Ritmo Móvel permite comparar o nosso ritmo atual com o do quilómetro anterior.

 

E agora com o Watch OS5 já não precisamos de iniciar manualmente o tipo de exercício no Apple Watch. Ele deteta automaticamente o tipo de exercício que estamos a realizar.

Também podemos fazer exercício na agua já que o Apple Watch é resistente à agua até 50 metros.

Tem também dois novos tipos de exerícico: Yoga e Hiking.

Não há dúvida que a Apple tem uma grande preocupação com a saúde por isso, o Apple Watch cada vez mais é o amigo do nosso corpo!

Se estás a pensar em comprar um, pense na sua saúde e corre para a loja!

Ficaste com dúvidas sobre o processo? Junta-te à comunidade Apple Fans Portugal no Facebook! Um espaço de debate sobre tudo relacionado com a maça!

Acompanha-nos também nas redes sociais FacebookInstagram e no nosso canal Youtube.

- Publicidade -