identifica e-mails fraudulentos

Infelizmente, são poucas as pessoas que nunca foram alvo de uma tentativa de burla, mas nesta dica vamos tentar ajuda-lo a identificar e-mails fraudulentos.

A Apple é uma das maiores empresas do mundo tecnológico e como tal, são muitos os burlões que se tentam aproveitar dos seus clientes.

As maiores tentativas de burla a clientes da Apple são feitas através da App Store ou iTunes Store, e tentam convencê-lo a partilhar as suas informações pessoais ou financeiras, muitas vezes redireccionando-o para sites que em tudo parecem ser da Apple, mas que na verdade, não o são. São replicas de páginas de suporte da Apple e à primeira vista tudo parece estar bem.

Como identificar e-mails fraudulentos da App Store ou da iTunes Store

Felizmente. a Apple tem ferramentas que permitem confirmar a veracidade e autenticidade das tentativas de burla, vamos rever algumas ao seu dispor.

Confirme se o recibo de compra é verdadeiro

Os recibos de compra da Apple contêm detalhes muitos específicos na fatura, para confirmar a veracidade do e-mail recebido, veja se inclui a sua morada de faturação. Outra forma de se certificar, é rever o seu histórico de compras na App Store, iTunes Store, iBooks Store ou Apple Music.

Se a mensagem recebido lhe estiver a pedir algumas informações que parecem ser exageradas, é mais que provável que seja falsa. A Apple preocupa-se muito com a sua segurança, e há dados que nunca são pedidos sobre nenhuma circunstância como:

  • Número de segurança social
  • Nome de solteira da mãe
  • Número de cartão de crédito completo
  • Código CCV do cartão de crédito

Atualiza as informações da sua conta de forma segura

Há tentativas de phishing que passam por pedir que atualize a informação ou dados de pagamento em relação à sua Apple ID, caso tenha recebido um e-email destes, certifique-se que esses dados são atualizados de forma segura.

A melhor forma de o fazer é diretamente nas definições de um dispositivo da Apple:

  • iPhone
  • iPad
  • iPod Touch
  • iTunes ou App Store
  • Mac
  • iTunes para PC

NOTA: Evite atualizar qualquer tipo de dados através de um navegador de internet.

Esperamos que estas dicas lhe possam ajudar a evitar problemas maiores. Caso tenhas alguma dúvida junta-te à nossa comunidade no Facebook Apple Fans Portugal. Aqui podes tirar dúvidas e ficar a par de todas as novidades e notícias do mundo Apple.

Acompanha-nos também nas redes sociais FacebookInstagram e no nosso Youtube.

Comentários