Como extinguir um incêndio causado pela bateria de um smartphone

Author

Categoria

Partilhar

- Publicidade -

Isto é uma situação extremamente rara mas pode acontecer, manter-se informado sobre como saber lidar com um incêndio causado pela bateria de um smartphone pode muito bem fazer a diferença.

Depois da uma explosão de uma bateria numa Apple Store podes bem estar a fazer a pergunta, e se isto acontecer comigo? Antes de fugir, há medidas que podes tomar no sentido de controlar os danos. Aqui estão algumas delas.

Incêndio causado por um smartphone? Desligue primeiro da tomada

Um incêndio numa bateria apenas fica pior se ainda está a puxar energia de outra fonte enquanto arde. Quando a sua bateria fizer um barulho como se estivesse a assobiar ou começar a inchar, retire o carregador da tomada antes de virar a sua atenção para extinguir o incêndio.

Comece com um extintor

Segurança significa estar preparado para emergências como incêndios causados por baterias que falham. Nem todos temos um extintor em casa mas acreditem que basta olhar para o lado para perceber todos os dispositivos que temos e o risco que corremos. Se não tem um extintor em casa pense em adicionar à sua lista de compras. Não se esqueça que não é só neste tipo de aplicação que poderá ser útil, na sua cozinha o perigo também espreita.

Água ou areia são boas opções

Graças a um componente químico presente nas baterias de lítio dos smartphones, há sempre a possibilidade da água ainda piorar a situação, e acabar por ser combustível para o fogo. Felizmente, maior parte dos smartphones têm uma presença reduzida de lítio e por isso o risco é muito pequeno.

Se te encontrares numa situação de incêndio, a tua melhor solução é mergulhar o smartphone em areia ou alguma substância de preferência não liquida para eliminar o oxigénio, conforme vimos, líquidos como a água podem funcionar como uma fonte de combustível para o incêndio. Assegura-te que não estás a inalar os fumos tóxicos provocados pelas reações químicas, são cancerígenos..

Conheces mais alguma recomendação útil para este caso? Deixe-nos um comentário.

Já conheces os grupos Apple Fans Portugal e Apple – Compra / Venda / Troca no Facebook? Junta-te ás nossas comunidades!

Gostas e identificas-te com a Macnifico? Apoia-nos no Patreon para teres acesso exclusivo a conteúdos em primeira mão!

- Publicidade -