Para que a NASA possa retornar astronautas à Lua pela primeira vez desde a Apollo 17 – há mais de meio século – a agência espacial tem muito trabalho a fazer. No entanto, à primeira vista, as coisas parecem estar no caminho certo para o programa Artemis, que é essencialmente a ressurreição do programa Apollo1.
Entrega de segmentos de propulsores
Na terça-feira, a Northrop Grumman entregou 10 segmentos de motores propulsores, que a agência espacial usará para sua missão Artemis II, ao Kennedy Space Center, na Flórida, a partir de sua fábrica em Utah1. A entrega deve manter a NASA no cronograma para lançar a primeira missão tripulada Artemis, que se espera enviar quatro astronautas em uma viagem ao redor da Lua em novembro de 2024, desde que as atividades pré-lançamento continuem ocorrendo conforme planejado1.
Preparação para a Artemis II
Os 10 segmentos construídos pela Northrop formarão propulsores de foguete sólido gêmeos projetados para alimentar o foguete superpesado Space Launch System (SLS) da NASA1. Em preparação para a Artemis II, os propulsores serão o primeiro elemento do SLS a ser empilhado na plataforma de lançamento móvel1. A NASA está trabalhando duro para garantir que todos os elementos necessários estejam prontos e funcionando perfeitamente antes do lançamento da missão tripulada.
Com a entrega dos segmentos de propulsores, a NASA está mais próxima de alcançar seu objetivo de retornar astronautas à Lua e, eventualmente, estabelecer uma presença humana sustentável no satélite natural da Terra. O programa Artemis é um passo importante nessa direção e, com o progresso contínuo, a agência espacial está se aproximando cada vez mais de realizar essa missão histórica.