Faz mais de dois anos que a Samsung anunciou e lançou o seu Galaxy Note 20 smartphone. O Samsung Galaxy Note 20 juntamente com o mais caro Galaxy Note 20 Ultra, acabou por ser o último da série Note, uma vez que a Samsung acabou por saltar no modelo “phablet” em 2021, mas em vez disso acrescentou o suporte S-Pen no seu modelo Galaxy S21 Ultra. Em 2022, a Samsung deixou oficialmente claro que a série Note já não era, pois anunciou o Galaxy S22 Ultra com um S-Pen integrado. Apesar de a série Note ter sido descontinuada, a Samsung parece manter as suas afirmações sobre a entrega de actualizações de software. E depois de receber as actualizações anteriores de acordo com o calendário da Samsung, o Galaxy Note 20 começou finalmente a receber a sua actualização One UI 5.1.
O software One UI 5.1 da Samsung é baseado no Android 13 e traz muitas novas funcionalidades aos dispositivos Samsung Galaxy. Segundo o SamMobile, a actualização do software foi entregue antes do prazo previsto, de acordo com o roadmap de lançamento de actualizações planeado pela Samsung, com os utilizadores na Argentina a obtê-lo primeiro. É também sensato ter em mente que esta é a versão não-5G do Galaxy Note 20 (SM-N980) que está actualmente a receber a actualização. A fonte também afirma que é provável que seja uma implementação faseada, pelo que demorará algum tempo até que o mesmo seja disponibilizado noutras regiões. Contudo, o firmware pode ser descarregado e instalado manualmente, bem como a partir da secção de firmware do SamMobile.
O One UI 5.1 da Samsung não é uma actualização de marco como foi o One UI 5.0, que foi o primeiro a trazer o Android 13 para os dispositivos Samsung. One UI 5.1 tem mais a ver com trazer características adicionais e melhorias de desempenho. One UI 5.1 é o primeiro a integrar a aplicação de câmara RAW Expert da Samsung para imagens RAW, na aplicação de câmara padrão. Introduz também um novo widget climático dinâmico que mostrará as condições meteorológicas actuais, criando um design personalizado para cada utilizador.
Modos e Rotinas incluem agora papéis de parede e toques de telemóvel personalizáveis e podem também ter sensibilidade táctil e fontes personalizadas. O widget Smart Suggestions agora também vem com integração Spotify. As actualizações maiores e mais amplas incluem também o Multi Controlo alargado entre Galaxy Book e smartphones, permitindo a utilização do rato e teclado para um smartphone Galaxy Book a partir de um Galaxy Book.
A Samsung anunciou recentemente que a série de smartphones Galaxy S23, que inclui o Galaxy S23, o Galaxy S23 Plus e o Galaxy S23 Ultra, serão os primeiros dispositivos a executar um UI 5.1. Seguir-se-ia uma implementação mais alargada a outros dispositivos premium recentemente lançados, que incluiriam a série Galaxy S22, a série Galaxy S21 e a série Galaxy S20. Isto inclui também a recente linha de dobráveis da Samsung, que inclui dispositivos como o Galaxy Z Fold 3, o Galaxy Z Flip 3, o Galaxy Z Fold 4, o Galaxy Z Flip 4.